segunda-feira, 25 de julho de 2011

One Flew Over the Cuckoo's Nest



"Upon arrival at a mental institution, a brash rebel rallies the patients together to take on the oppressive Nurse Ratched, a woman more a dictator than a nurse."
imdb.com

“De médico e louco, todos temos um pouco”, “A loucura, às vezes, é saudável”.

Clichés à parte, há dias em que me apetece atravessar a cerca que separa a loucura saudável da loucura total e absoluta. Linha muito ténue, como descobriu a personagem de Jack Nicholson.
No meu caso, já faltou mais, dizem-me alguns. De certo, para me consolarem ....
Mas, por enquanto, ainda estou em cima da cerca, ora balanceando-me mais para a sanidade ora para a demência.
Talvez estejamos todos assim... só que uns disfarçam melhor do que outros...


Quando temos mais tempo do que o que sabemos fazer com ele, quando perdemos a noção dos dias e das horas, quando sentimos a presença da PDI em cada esquecimento ou gesto mais cansado, há um sentimento de inutilidade que se apodera de nós e nos faz sentir dessincronizados do mundo. Uma sombra que nos segue e que nos faz questionar o passado e duvidar do futuro, impedindo-nos de viver o presente. Quando a desgraça de outros, muito piores do que nós, não chega para confortar e é o nosso umbigo que dita as regras.



Há dias assim.

Nesses dias, sinto que, como o Freddie Mercury, “I’m Going Slightly Mad”

I'm one card short of a full deck
I'm not quite the shilling
One wave short of a shipwreck
I'm not at my usual top billing
I'm coming down with a fever
I'm really out to sea
This kettle is boiling over
I think I'm a banana tree
Oh dear, I'm going slightly mad
I'm going slightly mad
It finally happened, happened
It finally happened uh huh
It finally happened I'm slightly mad - oh dear!

Como seria bom viver sem a bitola da normalidade.... Talvez um dia descubra que essa bitola é apenas auto-imposta....
Um dia que isso aconteça e a insanidade me apanhe por completo, o mais certo é acabar como Jack, numa cama de manicómio, curtindo uma bela lobotomia.
Cuidado com aquilo que desejas.....
Pronto.... lobotomia talvez seja excessivo, mas quantas vezes me apetece uma massagem cerebral, não apenas na cabeça, mas na própria mioleira. Uma massagem que me trouxesse ideias novas, que me levassem por novos caminhos até novos erros.
Sim, que isto de estar sempre a cometer os mesmos é loucura..... e já cansa!

"Mad call I it; for, to define true madness,
What is't but to be nothing else but mad?"
W. Shakespeare in Hamlet

1 comentário:

  1. Sem duvida que em determinado momento estamos todos "assim"...e é mt tenue a diferença!
    Acho q a diferença esta apenas no facto de se ter consciencia que estamos assim...ou não!

    ResponderEliminar