quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Melancolia

"Two sisters find their already strained relationship challenged as a mysterious new planet threatens to collided into the Earth."
imdb.com

É, pá! Já não tenho pachorra para mais filmes sobre o fim do mundo”, dizia um.
Não gostei muito”, ia dizendo outro, “Aquela personagem  .... só à chapada!
Eu tinha visto o filme nessa tarde e fiquei perplexa com o comentário. Nem me passara pela cabeça, ao ver o filme, que o tema era o fim do mundo. E, no entanto ....
O que me ficou na memória foi uma história sobre a fragilidade das relações e a complexidade do indivíduo.
“Aquela personagem” era a de uma pessoa incapaz de lidar com as coisas mais básicas do dia-a-dia, esquiva aos compromissos, com medo das suas qualidades e potencialidades, que face a uma calamidade fatal se revela em toda a sua grandeza, contrastando com as pessoas mais funcionais à sua volta.
Entrega-se ao fim do mundo como quem não tem nada a perder.
É um filme-catástrofe sem explosões nem gritos de horror. Apenas existem implosões, ao som de Wagner, fotografadas com sensibilidade num cenário idílico e isolado.

Sem comentários:

Enviar um comentário